As trabalhadoras e trabalhadores são empregados públicos concursados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, representados pelo SINDISEP-RJ, prestam serviços indispensáveis à saúde pública e foram essenciais no combate a pandemia da Covid 19, quando perderam vários colegas de trabalho para a doença.
O modelo de terceirização da EBSERH foi criado pelo então Ministro da Educação Fernando Haddad para atender as demandas de funcionamento dos hospitais universitários, mas é alvo de críticas de vários setores, que sustentam que ela vulnerabiliza a autonomia universitária, enfraquece aspectos pedagógicos e dificulta a realização de concursos públicos para as Universidades.
Respeitamos a preocupação desses setores, todavia é inadmissível que essas críticas ao modelo sejam transformadas em críticas e ataques as empregadas e empregados da Empresa, pior, que defendem sua extinção, sem qualquer preocupação com os mais de 40.000 concursados da EBSERH, que atendem à população, ombro a ombro com os servidores das universidades!
O serviço público, sejamos nós servidores ou empregados públicos, deve se unir contra o avanço de políticas liberais e não cair em lutas internas e sectárias, que miram outros trabalhadores, que dependem da venda de sua força de trabalho como única forma de garantir seu sustento.
A EBSERH é uma empresa pública, estatal, dependente de recursos públicos, mas mentem afirmando que é a privatização da saúde!
Seus trabalhadores e trabalhadoras são concursados e todos os direitos do regime privado, alem de benefícios conquistados nos Acordos Coletivos de Trabalho, ACTs. Ou seja, não e uma relação de trabalho precária, como divulgam falsamente por ai.
O Sindisep-RJ, sindicato filiado à CONDSEF e representa essa base no Rio de Janeiro, é irredutível na defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores da EBSERH, que merecem todo o respeito devido a qualquer outra categoria do serviço público!
Finalmente, é essencial ressaltar que é a sua sindicalização individual que fortalecerá a luta em defesa dos direitos das empregadas e empregados públicos da EBSERH, contra ataques sectários, o achatamento salarial, o assédio moral e todas as formas de opressão.
Filie-se e vamos à luta!Sindisep-RJ
Saiba mais sobre a luta das empregadas e empregados públicos da EBSERH, clicando neste link.

EBSERH

ACT 2024/2026
Encontro Nacional dos Trabalhadores (as) da EBSERH no dia 25/04/2025 (sexta-feira), das 9 às 17 horas, de forma HÍBRIDA. Podemos eleger apenas 1 delegado(a) em razão do número de empregados(as) sindicalizados(as) ser inferior a 100.